Implementação e Avaliação de um Mecanismo de Escambo para Promover Reciprocidade em Federações de Provedores de Computação na Nuvem

(WCGA 2018)

Eduardo Lucena Falcão, Francisco Brasileiro, Andrey Brito, Francisco Germano
Resumo
Um grande desafio na concepção e operação de uma federação de provedores de computação na nuvem e a implementação de um modelo de negocio adequado que viabilize o funcionamento da federação. Modelos de negocio baseados em escambo foram propostos como uma forma barata e eficiente para mediar as transações entre os provedores que compõem a federação. Neste trabalho, discutimos os desafios relacionados com a implementação de um mecanismo de escambo em uma federação de provedores de computação na nuvem, proposto por nos anteriormente. O desempenho do mecanismo e avaliado através de experimentos controlados. Os resultados obtidos corroboram os resultados previamente obtidos com modelos de simulação simplificados. Em particular, o mecanismo implementado e capaz de garantir a paridade entre recursos consumidos e doados, ao mesmo tempo que mantem a satisfação dos membros colaboradores em níveis suficientemente altos.
Abstract
A big challenge when designing and operating a federation of cloud computing providers is the implementation of a suitable business model that enables the federation to function appropriately. Barter-based business models were proposed as a cheap and efficient way to mediate transactions between the providers that form the federation. In this work, we discuss the challenges related to the implementation of a barter mechanism in a federation of cloud computing providers, proposed by us previously. The performance of the mechanism is evaluated through controlled experiments. The results obtained corroborate previous results obtained with simplified simulation models. In particular, the mechanism in place is able to ensure fairness in the use of resources while maintaining the satisfaction of collaborative members at sufficiently high levels.

2018-05-31

[Baixar PDF] [Bibtex]